A importância da iluminação na percepção dos espaços

O Design de Interiores trabalha com diversos elementos que muitas vezes passam despercebidos no nosso cotidiano, mas que fazem toda a diferença na nossa percepção dos espaços, no nosso humor e consequentemente na nossa qualidade de vida. A iluminação por sua vez é um desses elementos. Você já ouviu falar em temperatura de cor? Não se preocupe você não vai ser queimar. Quando falamos sobre temperatura de cor, normalmente nós queremos dizer a respeito da sua tonalidade, amarelada, esbranquiçada e azulada. Essa temperatura é medida em Kelvin (K) apenas representa a nossa percepção visual da luz.

Sendo assim luzes abaixo de 3300K são amareladas, e quanto mais baixo o número mais se aproximam de tons alaranjados. Luzes nessa faixa de temperatura são comumente chamadas de luzes quentes e são ideais para utilização em ambientes domésticos principalmente quartos e, pois, essa temperatura de cor desperta a sensação de relaxamento aconchego e segurança.

Agora luzes entre as temperaturas de 3300K e 5300K são conhecidas como luzes neutras. Elas têm uma tonalidade esbranquiçada, que casam a vista em longos períodos de exposição e geram uma sensação de disposição, ideias para escritórios ou ambientes de home office.

E por fim acima de 5300K em tons azulados, estão as luzes frias. Luzes que produzem uma sensação estimulante e são muito bem vindas em ambientes, públicos e locais de estudo. E por isso não é muito comum utilizar em ambientes como quartos e salas de descanso Luzes frias para fazer a composição dos ambientes, pois elas afetariam o nosso comportamento de maneira contrária ao que esses ambientes desejam proporcionar, que são a sensação de descanso e conforto. Está precisando de ajuda para mudar a iluminação da sua casa e dar aquela repaginada? Então entre em contato conosco e agende a sua consultoria.

Beleza e funcionalidade em perfeita harmonia!

Entre em contato conosco hoje mesmo e dê o primeiro passo para criar o projeto dos seus sonhos!